DengueSaude

Quais remédios não se pode tomar quando se está com dengue? – Catraca Livre

Página Inicial » Bem-Estar »
dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça, nos olhos e musculares, além de manchas vermelhas pelo corpo.
Existem duas formas da doença: a dengue comum e a dengue hemorrágica, sendo a última mais grave e caracterizada pela redução das plaquetas e possíveis sangramentos.
Pacientes diagnosticados com dengue ou com suspeitas da doença devem evitar medicamentos como Aspirina e AAS (ácido acetilsalicílico), que são anti-inflamatórios e podem agravar o risco de hemorragia devido ao efeito anticoagulante.
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno e nimesulida, igualmente aumentam a chance de sangramento, então o melhor é evitar.
Para o tratamento dos sintomas da dengue, os infectologistas recomendam paracetamol ou dipirona, desde que não exista uma contraindicação individual e com orientação médica. 
Ambos os medicamentos são seguros e eficazes para reduzir a febre e aliviar as dores sem aumentar os riscos de sangramento.
Como citado anteriormente, ambos são eficazes contra a dor e a febre causadas pela dengue, mas o paracetamol é ainda o mais recomendado ao invés da dipirona.
Isso ocorre o paracetamol o paracetamol pode causar menos efeitos adversos. Porém, seu período de ação é menor em comparação com a dipirona. 
Vale destacar a importância de seguir as orientações do seu médico e ler atentamente a bula dos medicamentos antes de usá-los.
Recentemente, surgiram rumores de que a ivermectina, um medicamento tipicamente usado para tratar infestações por vermes, seria eficaz contra o vírus da dengue.
No entanto, autoridades de saúde, incluindo o Ministério da Saúde, alertam que não há evidências científicas que suportem essa afirmação. O uso de ivermectina para tratamento da dengue não é recomendado e pode ser prejudicial à saúde.
A consulta médica é essencial para tirar dúvidas e garantir um tratamento seguro e eficaz contra a dengue. Automedicação pode ser perigosa, especialmente em doenças como a dengue que podem evoluir para formas mais graves. Sempre busque orientação de um profissional da saúde ao apresentar sintomas.
Além do uso de medicamentos apropriados, a hidratação adequada é essencial para recuperar os líquidos e sais minerais perdidos e para ajudar na recuperação do organismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o volume de líquido necessário acaba sendo calculado com base no peso do paciente, sendo recomendado consumir 60 ml de líquido por quilo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 60 quilos deverá tomar em torno de 3,6 litros por dia.
Essa quantidade é especialmente de água, mas também pode incluir soro e outros líquidos, como água de coco, sucos, chás e isotônicos como Gatorade.
Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições:

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com