ArtigosRio de Janeiro

Nos 40 anos do Sambódromo, vereadora Luciana Boiteux homenageia mulheres protagonistas das escolas de samba

No ano em que se celebra o aniversário dos 40 anos do Sambódromo, a vereadora Luciana Boiteux (Psol) vai homenagear mulheres que estiveram à frente das escolas de samba do Rio de Janeiro nas primeiras décadas dos desfiles na Passarela do Samba.

A parlamentar entregará a Medalha Chiquinha Gonzaga a Therezinha Monte, primeira mulher a ganhar o carnaval no Sambódromo, na próxima sexta-feira (10/05), às 18h30, na Câmara Municipal do Rio. Carioca da Zona Norte, professora e jornalista, Therezinha foi presidente da Escola de Samba Unidos do Cabuçu por quase duas décadas. Tomou posse em 1982 e, em 1984, na inauguração do Sambódromo, com o enredo “Beth Carvalho, a enamorada do samba”, levou a escola à conquista do título de campeã do então Grupo 1B – equivalente à Série Ouro de hoje – levando a agremiação para o primeiro grupo de desfiles das escolas de samba. Na ocasião, foi anunciada pelo Jornal do Brasil como “a única presidente mulher”.

Também serão homenageadas com moções: Ruça, ex-presidente da Unidos de Vila Isabel, e Elizabete Nunes, in memoriam, primeira mulher a presidir a Acadêmicos do Salgueiro. “As mulheres ocuparam diversos papéis ao longo da história do carnaval. Homenageá-las é uma forma de reconhecer a importância de seus trabalhos e valorizar a memória de nossa cultura”, ressalta Luciana Boiteux.

O Sambódromo foi inaugurado em 2 de março de 1984, durante o governo de Leonel Brizola. O principal mentor da obra foi o então vice-governador e secretário estatual de Cultura, Darcy Ribeiro. O projeto foi encomendado ao arquiteto Oscar Niemeyer, que contemplou a exigência feita pelo governador: as arquibancadas também deveriam abrigar uma escola.

A solenidade será realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano s/nº), Cinelândia, Rio de Janeiro.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nos 40 anos do Sambódromo, vereadora Luciana Boiteux homenageia mulheres protagonistas das escolas de samba

Advertisement

lapa dos mercadores 2024 Nos 40 anos do Sambódromo, vereadora Luciana Boiteux homenageia mulheres protagonistas das escolas de samba


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com