PrincipalPrincipal lateralRio de Janeiro

Espaços da Juventude terão pontos de vacinação neste sábado, Dia da Juventude

A ação ocorrerá das 9h às 14h na Praça do Estácio, em Vargem Pequena e na Cidade de Deus – Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca, disponibilizará, neste sábado (12/8), três pontos de vacinação durante os eventos em comemoração ao Dia da Juventude. A ação ocorrerá das 9h às 14h nas seguintes regiões da cidade: Praça do Estácio (Rua Estácio de Sá, s/n), Vargem Pequena (Avenida A, s/n) e na Cidade de Deus (Rua Daniel, s/n). A referência para a localização dos PVs é o Espaço da Juventude dos respectivos territórios. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso dos jovens entre 15 a 29 anos aos imunizantes e ampliar o número de doses aplicadas nesta faixa etária.

Na Praça do Estácio, estarão disponíveis as vacinas contra gripe, covid-19 e, para aqueles com indicação, a vacina da hepatite B. Já os PVs situados em Vargem Pequena e Cidade de Deus, além desses três imunizantes, também contarão com vacinas contra HPV e dT. As equipes da SMS estarão nos locais para orientar o público presente sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus e, também, tirar dúvidas sobre a imunização.

Além da imunização, os PVs da Zona Oeste contarão com outras atividades, como ações de promoção da saúde com orientações sobre prevenção das ISTs, sobre métodos contraceptivos e sobre tabagismo. Também serão ofertados os serviços de auriculoterapia e avaliação odontológica, incluindo a entrega de kit para higiene bucal.

Para se vacinar, será necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação para verificação e atualização da situação vacinal, quando necessário. A vacina da gripe é indicada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Já a bivalente contra a covid-19 estará disponível para o público a partir dos 12 anos. De 12 a 17 anos, é necessário ter recebido pelo menos uma dose da vacina monovalente contra a covid-19 há mais de 10 meses. Para as demais vacinas, as equipes de saúde no local estarão tirando todas as dúvidas sobre as indicações de cada uma.

Categoria:

  • 11 de agosto de 2023
  • source

    Compartilhe:
    WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com